Brasil, Novidades, São Paulo, São Paulo

Beco do Batman: o mais colorido e cool de SP!

A mini East Side Gallery/Wynwood brasileira 

Confesso que nunca havia ouvido falar do tal Beco do Batman, não fosse pelo blog. Desde que postei aqui sobre as Wynwood Walls em Miami e sobre a East Side Gallery em Berlim, minha amiga Ivana e outros leitores do WNP comentaram comigo que SP também tinha um lugar com exposição de arte de rua a céu aberto. Como eu curto todo tipo de expressão cultural, não pude perder a chance de dar um check com os meus próprios olhos. 

O quê?

O local, por onde passa um córrego do Rio Verde, que foi canalizado na década de 70, era insalubre e mau cuidado. A partir dos anos 80 os artistas plásticos Rui Amaral e John Howard (americano), junto com outros artistas, começaram a dar vida e cor às paredes abandonadas. Com o passar dos anos mais adeptos aderiram ao movimento. Uma das pinturas, que retrata o super herói Batman (de autoria desconhecida), se tornou famosa, dando o nome à região. 

Atualmente, o beco do Batman é uma zona cultural de SP, localizada no bairro Vila Madalena, na zona oeste da capital paulista. O bairro todo respira arte, inovação, música, design, arquitetura e gastronomia. Aos sábados a atmosfera é preenchida por todo tipo de trilha sonora, configurando uma verdadeira “pornografia musical”, nas palavras da Ivana. Tem feijoada para todos os gostos, galerias de arte, restaurantes “natureba”, escritórios de arquitetura e design, lojas de decoração e de roupas. Cada qual com seu estilo único, sem passar despercebido. É aquele tipo de lugar que consome todos os seus sentidos, com uma pegada “cara como eu nunca tinha vindo aqui antes?” seguida da tradicional “se eu morasse em SP todos meus fds seriam na Vila Madalena”.

A cereja do bolo desse cenário é o beco do Batman! Literalmente um beco, transformado em galeria de arte. Todos os muros trazem um grafite, uma pintura, uma demonstração da personalidade, das emoções de alguém talentoso. Pessoas de todas as tribos, jeitos e estilos completam a vibe descolada. Dá vontade de tirar foto de cada milímetro, captando cada fragmento de cor, luz, brilho.

batman

batman

Quando fui estava rolando uma música de um dj na entrada, uma dança com castanholas – que ainda não entendi se era espanhola, árabe ou do ventre, mas, em todo caso, interessante o suficiente para me fazer assistir por uns bons minutos – , uma menina tocando uma flauta sentada na calçada de pernas de índio, uma adolescente fazendo um book fotográfico e um casal encenando olhares e toques para um fotógrafo profissional. Para quem busca inspiração, quem sabe este não é o lugar para você?

Não fiquei de fora e também disparei meu celular!

batman

batman

batman

 Onde?

R. Gonçalo Afonso – Vila Madalena ,São Paulo – SP.

batman

Dias/horários de funcionamento

Todos os dias, todas as horas.

Quanto?

De graça!! Agora acabaram as desculpas para não ir ein?

Como ir?

De metrô, sentido Vila Madalena. Saindo da estação, depois de caminhar alguns minutos, vocês chegarão ao centro do bairro. De tarde é super tranquilo andar por ali.

Contato

https://becodobatman.com.br


Curtiram? Quem ai já foi? Compartilhem suas experiências! 

Why not Beco do Batman?

Advogada por profissão, escritora por hobby e viajante por paixão.

2 COMENTÁRIOS

  • Gostei muito de saber sobre o ‘beco do batman’. Confesso que não fazia a menor ideia da sua existência.
    Verdade seja dita: E possível fazer turismo com pouco dinheiro! Basta curiosidade e informação!
    why not pack?

    Responder
    • Que bom que gostou! Como disse no post, o Beco do Batman também foi uma descoberta para mim!! Sem dúvidas é possível viajar com um orçamento mais apertado! Deixa que o WNP passa todas as infos Why not?!

      Responder

ESCREVA UM COMENTÁRIO