Sem categoria

Check-in realizado no balcão

O check-in feito no balcão é aquele realizado fisicamente no aeroporto. Ao chegar no aeroporto, 3 horas antes do embarque internacional e 1 hora antes do embarque nacional, procurem a companhia aérea que vai operar o trecho de vocês.

Geralmente as filas vão estar separadas por placas para “check-in” e “despacho de bagagens”. No seu caso, se dirija ao final da fila do check-in. Caso fique confuso,  pergunte a um funcionário da companhia aérea para que este o mostre o balcão/guichê correspondente ao check-in para o seu voo. 

Quando chegar a sua vez, o comissário do próximo balcão livre vai chamá-lo. O atendente vai então solicitar o seu documento de identificação (passaporte se internacional, identidade se nacional) e o número da sua reserva ou do seu e-ticket. Para agilizar as coisas já fique com os documentos separados.

Informação importante: Onde achar o número da sua reserva ou do seu e-ticket (bilhete eletrônico)? Para quem fez a compra das passagens online, eles vão estar na tela da sua reserva e no email de confirmação que vocês receberam. Para quem comprou por meio de agências de viagens ou terceiros, vocês vão encontra-los no documento de reserva enviado por e-mail ou fornecido pessoalmente.

Com esses documentos em mãos ele vai conseguir localizar no sistema a sua reserva e, assim, efetuar o seu check-in. A celeridade no processo vai depender: 1. da fila de passageiros que como você também não realizaram o check-in online e 2. da facilidade ou não do funcionário em encontrar sua reserva.

Caso você prefira a comodidade de ter alguém para fazer o check-in para você, se organize e respeite o limite mínimo de antecedência para o seu embarque para evitar inconvenientes causados pela demora para conseguir fazer o check-in. Lembrando que para voos internacionais você deve chegar, pelo menos, 3 horas antes do horário do seu embarque e, para voos nacionais, 1 hora antes. 

Para maiores informações recomendo o site do Aeroporto Internacional de Guarulhos:  http://www.aeroportoguarulhos.net/informacoes-embarque

Este post foi útil? Envie suas impressões aqui ou nos comentários em cada post.

Advogada por profissão, escritora por hobby e viajante por paixão.