, PRÉ-VIAGEM

(Português) Quando preciso levar?

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Ao contrário do que muitos pensam, o passaporte trata-se de documento obrigatório somente nas viagens internacionais e, mesmo assim, o uso pode ser dispensado em virtude de tratados ou acordos internacionais firmados pelo Brasil.

Essa determinação está prevista no Decreto nº 1.983/96:

“Art. 2º. Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais”.

Em decorrência do Tratado de Assunção, celebrado pelos países membros do MERCOSUL, o Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão decisório do mesmo, decidiu em 2008, que os turistas nacionais dos países que integram o MERCOSUL não precisam de passaporte e nem visto de entrada nas viagens realizadas nos locais que compõem o bloco.

Isto é, nós brasileiros não precisamos levar o passaporte e, ainda, não precisamos de visto de entrada, para viajar para a Argentina, para o Uruguai e para o Paraguai. O mesmo vale para o argentinos, uruguaios e paraguaios.

Concluindo: para as viagens nacionais e internacionais para a Argentina, Paraguai e Uruguai basta que vocês levem um documento de identidade atualizado (no máximo 10 anos).

Já para as demais viagens internacionais é imprescindível o uso do passaporte válido.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato nos comentários ou aqui.

Advogada por profissão, escritora por hobby e viajante por paixão.