Frankfurt, [:pt]Alemanha[:][:en]Germany[:]

Frankfurt am main – a “Mainhattan” alemã

Primeiras impressões de Frankfurt

Estou na Alemanha, pela primeira vez, com o meu namorado e vou compartilhando com vocês em maiores detalhes o que já venho postando nas redes sociais do blog, começando pelo primeiro destino: Frankfurt.

Bastou meio dia e uma noite para nos surpreendermos com a cosmopolita e agitada metrópole alemã. No caminho do aeroporto para o hotel, de táxi, a primeira impressão que eu tive foi que a cidade é muito semelhante à Manhattan (NY), pois assim como a big apple americana ela possui vários arranha-céus modernos e grandes empreendimentos bancários e empresariais. Observei que a maioria esmagadora dos pedestres vestia ternos, gravatas, camisas, saltos, saias, bem como apresentavam ar de “gente importante”. Comentei isso com a minha amiga Tainá que está morando aqui e ela achou engraçado, pois não fui a única a fazer essa comparação entre as duas metrópoles. Segundo ela, Frankfurt é conhecida por “Mainhattan” justamente por ser parecida com Manhattan. 

Ao contrário do que nos falaram, vale muito a pena conhecer. Recomendo o Willy Hotel, onde ficamos hospedados. Confesso que ficamos muito receosos, devido aos comentários negativos que encontramos online, mas provamos que eles não são verdadeiros. Embora simples, o hotel tem uma localização excepcional. Fica literalmente no coração da cidade, chamada Frankfurt am Main, que significa, em tradução literal, “Frankfurt sobre o rio Meno”. 

Fizemos tudo a pé, inclusive, fomos até a estação de trem carregando as malas sem o menor problema. Além disso, o estabelecimento é limpo, arrumado e climatizado. O único aspecto que deixou a desejar foi o wii-fi que não funcionava no nosso quarto. Era necessário utiliza-lo na recepção do hotel para garantir um bom sinal.

Nosso roteiro de poucas horas foi: Frankfurt Hauptbahnhof, a Willy-Brandt-Platz, Goethe Haus, Hauptwache e my zeil.

A Frankfurt HBF é a estação de trem principal. O edifício se destaca pela sua larga escala e pela sua arquitetura preservada. No seu interior mescla os estilos clássico e contemporâneo, assim como os demais edifícios históricos da cidade.

Frankfurt Hauptbahnhof

Frankfurt Hauptbahnhof

Frankfurt Hauptbahnhof

Além disso, a estação oferece diversas opções alimentícias, desde cafés e redes locais à restaurantes e fastfoods internacionais. Outro serviço disponível é a Rail & fresh, uma empresa de banheiros com chuveiro, operando 24 horas por dia. O uso do banheiro comum custa 1 euro e o banho, 7 euros. O banho pode demorar até 20 minutos, o que pode ser uma ótima saída para quem fizer check-out do hotel ao meio dia, mas só vai pegar o voo de volta para casa a noite.

Frankfurt Hauptbahnhof

A praça Willy-Brandt-Platz, possui o icônico símbolo da moeda adotada por 19 países europeus e está rodeada de bancos internacionais mordeníssimos, contrastando com prédios antigos.

Frankfurt

Frankfurt

Frankfurt

A cidade também é berço do escritor alemão Johann Wolfgang Goethe, e a casa onde ele passou a infância e juventude é aberta à visitação (Goethe Haus). Esta, por sua vez, tem cinco andares com um jardim externo.  O ingresso pode ser comprado na entrada. 


Preços

Adultos: 7 euros;

Estudantes: 3 euros;

Família: 2 adultos + 1 criança = 1o euros;

Crianças abaixo de 6 anos: grátis;

Guia com áudio: 3 euros;

Grupos de até 11 pessoas: 5  euros cada;

Grupos acima e até 20 pessoas: 4 euros cada;

Visitadas guidas: 3 euros por pessoa (*no mínimo 10 pessoas).


Eles oferecem armários para guardar os casacos, bolsa e mochilas. No armário é necessário depositar uma moeda de 1 euro, que será devolvida quando o mesmo for aberto. É permitido tirar fotos, desde que sem flash e sem pau de selfie. Para maiores informações acessem o site oficial: http://www.goethehaus-frankfurt.de/welcome/view?set_language=en

A atmosfera do ambiente traz a ideia da vida de Goethe em família, bem como do seu cotidiano. Com uma planta baixa (layout) é possível acompanhar a história de cada aposento. O ponto alto da visita é a biblioteca, com 2000 volumes dos mais variados assuntos. Seguem algumas fotos para vocês conferirem:

Frankfurt

Frankfurt

Frankfurt Goethe Haus

Na sequência, fomos caminhando até Hauptwache , uma praça famosa pelo calçadão de lojas chamado “Zeil”. A avenida é larga e reservada aos pedestres. Ainda que vocês não estejam a fim de fazer compras, não deixem de ir, pois a rua é linda, iluminada e repleta de árvores bem características. No meio dela fica a galeria “My Zeil”, conhecida pelo design.

Frankfurt My Zeil

Frankfurt

Frankfurt My Zeil

Além das lojas também possui uma praça de alimentação variada.

Restaurante top

Nós jantamos no restaurante asiático Aiso e ficamos satisfeitos com o preço, com a comida e com a velocidade do atendimento. Em menos de 3 minutos nossos pratos estavam na mesa e a conta foi 2o euros. Pedimos noodles com frango teriaki, noodles com frango apimentado e água mineral. Os pratos eram super bem servidos. O menu também incluía pratos frios de sushi e sashimi, com as descrições em inglês. Um ponto negativo a se observar é que os atendentes não falavam inglês, mas conseguimos fazer nossos pedidos à base da mímica.

Frankfurt Aiso restaurant

Frankfurt Aiso restaurant

Frankfurt Aiso restaurant

Aproveito para registrar que, no geral, tivemos dificuldade com a comunicação, pois quase ninguém falava inglês. Para resolver este problema, uma grande dica é baixar o app Ulmon, disponível gratuitamente para IOS e Android. Este possui mapas da cidade em offline com todos os pontos divididos em categorias. Foi uma mão na roda para gente.

Fomos embora de Frankfurt na manhã seguinte com vontade de quero mais! Na noite anterior ao nosso voo de volta ao Brasil dormiremos lá e vamos tentar conhecer mais coisas para compartilhar com vocês!

Espero que tenham gostado do post!! Na quarta-feira tem mais novidades sobre a nossa viagem!! Ficou alguma dúvida? Comentem abaixo ou me enviem por aqui.

Advogada por profissão, escritora por hobby e viajante por paixão.

4 COMENTÁRIOS

  • Fiquei com vontade de conhecer a cidade e conferir suas dicas. Grata

    Responder
    • Que bom, fico feliz!! Fica de olho que quarta-feira tem mais 😉

      Responder
  • Amei!!! ??

    Responder
    • Obrigada querida, fico feliz que gostou!! Amanhã tem mais 😉

      Responder

ESCREVA UM COMENTÁRIO