Brasil, Gastronomia, São Paulo, São Paulo

Mercadão: o Mercado Municipal de SP

O famoso e queridinho mercadão dos paulistas

O Mercado Municipal de SP, o Mercadão paulista, é considerado uma das principais atrações turísticas da metrópole. Nunca havia visitado e sempre tive a curiosidade de conhecer para entender o porquê da sua “fama”. A visita vale a pena a começar pelo edifício de 12.600 metros quadrados de área construída, inaugurado em 1933. Ao longo dos anos passou por diversas transformações o que resultou em uma mistura de estilos arquitetônicos (neogótico, neobarroco e neoclássico), com pé direito altíssimo e janelas decoradas com 72 belíssimos vitrais.

mercadão

mercadão

Aliado à arquitetura, o Mercadão conta com mais de 1500 funcionários nas mais diversas especialidades culinárias: frutas, verduras, legumes, peixes, carnes, especiarias, temperos, doces, pasteis, o popular sanduíche de mortadela e por aí vai. Ao todo são movimentadas, aproximadamente, 350 toneladas de alimentos diariamente.

mercadão

mercadão

mercadão

mercadão

mercadão

Considero parada obrigatória para quem passar por São Paulo! Os produtos são frescos, deliciosos e, vários deles, exóticos. Comi muitas frutas diferentes. Dentre elas a Pitaya Colombiana, uma fruta amarela e toda irregular por fora e branca com sementes por dentro. É muito boa. Outra coisa tradicional do Mercadão, que eu aprovei, é: morango com tâmara. Sensacional! Vocês com certeza serão abordados por diversos feirantes que lhes oferecerão este combo.

Não consegui comer o sanduíche de mortadela, mas está na minha lista da próxima vez.

Onde?

Rua da Cantareira, 306 – Centro – São Paulo/SP

Como chegar?

De Metrô: Descer na estação Luz ou na estação São Bento (linha 1 – azul). O Mercadão também fica próximo ao Terminal Mercado, ponto final do Metrô Leve Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila), que é interligado ao Terminal Dom Pedro II.

De carro: O Mercadão oferece um estacionamento próprio, cuja administração se dá pelo sistema Zona Azul. Na região também há vasta oferta de vagas em estacionamentos particulares.

De bike: O estacionamento do Mercadão possui 22 vagas para bicicletas. O uso é gratuito, mas os ciclistas devem trazer sua própria corrente e cadeado.

De avião: O Aeroporto de Congonhas é o mais próximo do Mercadão, há 14 km, enquanto o Aeroporto Internacional de Guarulhos fica a cerca de 30km.

Dias/ Horários de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Maiores informações:

http://www.oportaldomercadao.com.br

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/4346-mercado-municipal


Fiquei com fome só de escrever este post… Gordinhos e gordinhas, como eu, entenderão haha. Why not Mercadão de SP?

Advogada por profissão, escritora por hobby e viajante por paixão.

2 COMENTÁRIOS

  • Lindas fotos!! Vontade de comer tudo!

    Responder
    • Uhuul, se ficou com vontade de comer tudo atingi meu objetivo!! Obrigada 🙂

      Responder

ESCREVA UM COMENTÁRIO