Musical
Cultura, Nova Iorque, Novidades, USA

Musical da Broadway em NY

7 musicais para te convencer a adicionar a Broadway na sua to do list de NY 

 

1. The Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera)

Se você puder escolher apenas um musical não pense duas vezes e compre o ingresso para “O Fantasma da Ópera”, de Andrew Lloyd Webber. É o meu musical preferido.

A trama baseada no romance escrito por Gaston Leroux estreou na Broadway em 1988 e ainda está em cartaz, isso mesmo há 28 anos!

É, atualmente, a peça que se encontra em cartaz há mais tempo e um dos musicais de maior sucesso da história da Broadway. Conquistou 7 Tony Awards (o Oscar da Broadway) e 3 Olivier Awards.

O espetáculo é lindo e muito bem feito. A produção consegue transportar os espectadores à Ópera Populaire de Paris do século XIX, onde acontece a história que envolve Christine, uma aspirante à soprano, Raoul, que se apaixona por ela, e o “fantasma” que assombra o teatro.

É um clássico que deve ser assistido! Para quem tem medo de não compreender a trama devido ao inglês, recomendo que antes de ver o musical assista ao filme de mesmo nome. Existem 3 versões, a mais recente é de 2004 e estrelada por Gerard Butler, no papel do fantasma, e de Emmy Rossum, na pele da jovem Christine.

Segue um “spoiler” para convencê-los:

No teatro não terá Gerard Butler, mas é sensacional, acredite!! Reitero mais uma vez: se tiver apenas UM musical, “The Phantom of the Opera” será sua escolha (certa).

2. The Lion King (Rei Leão)

O clássico da Disney de 1994, transformado em versão musical para o teatro em 1999, vai fazê-lo chorar, rir, dançar e se divertir como criança. A produção é genial e as atuações também. É inacreditável como eles conseguiram trazer a selva e os animais para o palco, só assistindo para entender.

Não é por acaso que a versão teatral do filme que emocionou gerações já ganhou 6 Tony Awards, incluindo o de melhor musical.

Atração obrigatória para crianças, jovens, adultos e idosos.

Segue um spoiler (um vídeo em 360º de uma das performances):

3. Finding Neverland (Em Busca da Terra do Nunca)

Quem é que não conhece a história do menino que não queria crescer? Peter Pan estreou em 1953 (animação) e teve dois remakes: em 2003 e em 2015 (“Pan”).

Mas o que muitos não sabem é que a história do menino que vivia na Terra do Nunca foi inventada pelo escritor britânico Sir James Matthew Barrie em 1904 em forma de peça teatral. Somente em 1911 a peça se tornou livro, que, anos após, inspirou o filme da Disney.

A peça da Broadway, estreada em 2015, conta a história de J. M. Barrie quando ele tomava coragem para escrever a obra que mudaria sua vida enquanto escritor: a história do menino que não queria crescer.

A inspiração surgiu quando ele conheceu a viúva Sylvia e seus quatro filhos. A trama é linda e as músicas também. Se prepare, pois você vai chorar e muito, tenha você 4, 14, 25, 40 ou 60 anos.

A estreia em 2015 foi uma das mais esperadas do ano, sobretudo porque o eleito para representar J. M. Barrie foi ninguém menos que Matthew Morrison, o Will Schuester do seriado Glee. Ele é simplesmente brilhante e, na minha humilde opinião, nasceu para a Broadway. O elenco como um todo é perfeito. As crianças são super profissionais e muito fofas.

Segue um pequeno spoiler:

Na saída de cada apresentação é uma tradição na Broadway os atores darem autógrafos na rua para alguns sortudos que ficam esperando na fila na saída do teatro. O comum é deixa-los autografarem a “Playbill”, uma revistinha que eles entregam na entrada das apresentações com a ficha técnica, sinopses e demais informações da peça, bem como com propagandas de outras obras em cartaz. Eu que sempre fui fã de carteirinha do Peter e do Matthew Morrison fiquei na fila na esperança de conseguir tirar algumas fotos e autógrafos. No meio da muvuca, consegui tirar foto com as crianças e com o Matthew. Adorei, mas foi aquela coisa mega rápida e saí horrível haha. 

Mas, foi na noite seguinte que tive a maior sorte do mundo e quando eu menos esperava. Estava passando em frente ao teatro e quem estava ali na frente sem ninguém em volta? O Matthew em carne e osso! Ele conversou comigo e quando disse que era do Brasil ele me agradeceu por vindo de tão longe para assisti-lo e me deu O abraço! Se você é um gleek saiba que além de talentoso, o Mr. Schuester é querido e simpático! Minha mãe muito ágil conseguiu registrar o momento:

musical
Será que eu estava feliz? Haha

Infelizmente, o Matthew Morrison não está mais trabalhando na peça, já que seu contrato foi de um ano, mas não deixe de ir por isso! O elenco é incrível!

Para quem quer saber a história antes, por causa do inglês, assista ao filme “Em Busca da Terra do Nunca” lançado em 2004 , estrelado por Johnny Depp e Kate Winslet. A trilha sonora é maravilhosa, tanto que ganhou o Oscar nesta categoria. Também foi indicado às categorias: melhor filme, melhor ator (Johnny Depp), melhor direção de arte, melhor figurino e melhor roteiro adaptado.

4. Kinky Boots

O filme de 2006 foi transformado em musical da Broadway por ninguém menos que a vencedora do Grammy Cindy Lauper, da icônica música “Girls Just Wanna Have Fun”, em parceria com o 4 vezes vencedor do Tonny Award, Harvey Fierstein, com coreografia também pelo vencedor do Tonny Award, Jerry Mitchell.

O musical, estreado em 2013, conta a história de Charlie Price que acabou de herdar a fábrica de sapatos de seu pai. Ocorre que as vendas não vão nada bem e ele precisa dar a volta por cima para conseguir manter as portas abertas e manter o legado familiar. Ele encontra a solução do seu problema quando conhece Lola, uma drag queen. Inesperadamente eles descobrem que tem mais em comum do que eles imaginam, surgindo uma grande parceria e amizade.

O musical é super divertido e engraçado. Prepare-se para ver MUITO salto alto, brilho e drag queens!

Para conhecer a história antes assista ao filme de mesmo nome, estrelado por Joel Edgerton (Charlie Price) e Chiwetel Ejiofor (Lola). 

5. Aladdin

Em Março de 2014 foi a vez de Aladdin estrear nos palcos da Broadway de NY. A versão teatral do romance entre a princesa Jasmine e o malandro Aladdin, com seu fiel escudeiro Abu, promete deixar as pessoas de boca aberta. Isto porque, a produção conseguiu, inclusive, fazer o tapete voar!

Estive em NY em março de 2015 e não consegui ingressos para assistir Aladdin ;( não havia me organizado e quando cheguei lá estava tudo esgotado, pois era a grande sensação do momento. Fique atento: adaptações da Disney são SEMPRE um sucesso de bilheteria, então quando quiser assistir a uma peça nova, como é o caso de Aladdin, recomendo a compra antecipada. Por antecipada digo, um ou dois meses. Abaixo, explico onde e como comprar.

Apesar de não ter ido, não teve uma pessoa que saiu decepcionado do Aladdin. Todo mundo com quem conversei ficou impressionado e querendo repetir a dose. Não vejo a hora de voltar para NY e conferir. Encontrei um vídeo com um trecho do musical, quando o Aladdin leva a Jasmine para conhecer o mundo a bordo do tapete mágico, ao som de “A Whole New World” (desculpe a péssima qualidade, mas por ser uma peça relativamente nova, ainda não tem nenhum vídeo oficial disponível):

https://www.youtube.com/watch?v=tNBZar_BytE

6. Chicago

Para quem está louco para ver “todo aquele jazz”, Chicago é o seu número! Em cartaz desde 1996, o espetáculo traz o melhor dos dois mundos: excelentes músicas e coreografias. A história da Roxie Hart, que se tornou famosa após ter assassinado o seu amante e ter inventado sua defesa, manipulando a mídia, garantiu 6 Tony Awards, 2 Olivier Awards e um Grammy.

Prepare-se para dançar muito ao som de “all that jazz”:

E se ainda não conhece o enredo, assista a versão cinematográfica de mesmo nome lançada em 2002, estrelada por Renée Zellweger (Roxie Hart), Catherine Zeta-Jones (Velma Kelly) e Richard Gere (Billy Flinn). O filme ganhou 6 Oscars em 2003, incluindo o de melhor filme e o de melhor atriz coadjuvante (Zeta-Jones).

7. Les Misérables (Os Miseráveis)

O musical é uma adaptação da obra literária de Victor Hugo lançada em 1862. A trama conta a história do condenado posto em liberdade Jean Valjean, na França do século XIX, entre a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de 1832. O drama foi tão bem recebido e reconhecido internacionalmente que o livro foi traduzido para inúmeros idiomas e recebeu inúmeras adaptações para o cinema e para o teatro.

Abaixo um vídeo com algumas cenas da produção da Broadway:

Para quem não conhece a trama recomendo a leitura do livro ou que assista a uma das versões  cinematográficas. Eu destaco 3 delas: a norteamericana de 1998, na qual Liam Neeson interpreta Jean Valjean; a européia, estrelada pelo ator francês Gerard Depardieu, de 2000 e, a mais recente, britânica, estreada em 2012, que tem Hugh Jackman na pele do personagem principal e grande elenco (Russel Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne e Helena Bonham Carter). Se já quer entrar no clima da Broadway opte pela versão mais nova, pois também é um musical. Concorreu a 8 Oscars, tendo vencido 3: melhor atriz coadjuvante (Anne Hathaway), melhor mixagem de som e melhor maquiagem. Para mim também deveria ter ganho na categoria melhor canção original (“Suddenly”).


Quanto?

Os preços variam muito, dependendo do musical, do dia, do horário e da procura, é claro. Já adianto que, via de regra, os ingressos são um pouco caros, mas não se desespere. Há meios de “driblar” os preços.

Existem descontos de 20% a 50% no preço cheio, chamado de “full price”. Basta você ficar de olho para saber comprar a peça certa no dia e horários certos e garantir o melhor preço disponível. Cuidado para não cair em ciladas! Principalmente na Times Square, coração da Broadway, há vários “sujeitos” prometendo preços incríveis, que nem sempre são tão incríveis assim.

O lugar mais confiável e que garantirá as melhores ofertas é o “TKTS”, abreviação de “tickets” (ingressos). Eles oferecem descontos para o dia. Este é o site oficial: https://www.tdf.org

Pela manhã eles disponibilizam em um telão as peças com desconto para aquele dia e os respectivos horários. “O Fantasma da Ópera”, por exemplo, quase sempre está nessa lista,  por se tratar de um clássico. Indiquei para um amigo meu no ano passado e ele conseguiu comprar um ingresso com 50% de desconto.

Então fiquem de olho nas ofertas, abaixo eu explico como e, na sequência, onde.


Como?

Para quem prefere comprar “ao vivo” acorde cedo e vá diretamente até um guichê do “TKTS”. Existem três em NY: Times Square, South Street Seaport e no Brooklyn. A mais famosa e cheia é a da Times Square, pois a maioria dos teatros da Broadway ficam próximas a ela. Mas fica a seu critério escolher qual prefere ir ou qual fica mais próxima do seu hotel. Em todo caso, aproveito a deixa para comentar que eu sugiro escolher um hotel perto da Times Square, sobretudo se você curte peças e musicais.

Tirei um print dos endereços de cada uma. Reparem que abaixo dos horários eu marquei em vermelho o “como chegar” :

TKTS_Times_Square

TKTS_South_Street_Seaport

TKTS_Brooklyn

Para não perder tempo à toa na fila, observe o telão preto, com letras vermelhas, que fica em frente às bilheterias. Nele estarão as peças e musicais que terão incidência de desconto, de 20% a 50%, e os respectivos horários naquele dia. Se você encontrar alguma que tenha interesse, você vai para a fila e já garante sua entrada.

O “TKTS” é facilmente identificável devido à cor vermelha e as letras maiúsculas “TKTS”, segue uma foto da Times Square para você ver:TKTS Times Square

Já para quem prefere a comodidade da compra na palma da mão, baixe gratuitamente o aplicativo “TKTS”. O app é ótimo e super organizado. Você consegue adicionar peças e musicais na sua lista e ativar notificações para elas. Assim você será notificado quando as vendas estiverem disponíveis, bem como se haverá descontos.

TKTS_App

Além disso, ele trás a ficha técnica de cada uma, a sinopse, os dias e horários de exibição, o endereço do teatro, como chegar, informações de acessibilidade e, ainda, permite que você digite sua localização para que ele te dê o caminho:

TKTS_App_Location


Onde?

Cada peça e musical é exibido em teatros diferentes. Os espetáculos da Broadway são apresentados em teatros localizados perto da Times Square, o aplicativo da “TKTS” informa cada um e os respectivos endereços e como chegar. Vou colocar aqui os endereços dos musicais indicados neste post:

O Fantasma da Ópera:

Majestic Theatre

247 W 44th Street, NY.

By bus: M42

Metrô: Linhas 1, 2, 3, 7, S, N, R, W, Q, A, C, E para 42nd Street/Times Square ou Linhas 1, C, E para 50th Street.

Rei Leão

Minskoff Theatre

200 W 45th Street, NY.

Ônibus: M42 e 5.

Metrô: Linhas 1, 2, 3, 7, S, N, Q, R, W, A, C, E para 42nd Street/ Times Square.

Finding Neverland

Lunt-Fontanne Theatre

205 W 46th Street, NY

Ônibus: M42.

Metrô: Linhas 1, 2, 3, 7, S, N, Q, R, W, A, C, E para 42nd Street/ Times Square.

Kinky Boots

Al Hirschfeld Theatre

302 W 45th Street, NY.

Ônibus: M42, 10, 20, 27, 104 ou 16.

Metrô: Linhas 1, 2, 3, 7, S, N, Q, R, W, A, C, E para 42nd Street/ Times Square à caminhe para a direção norte até a 45th Street e o teatro estará ao oeste.

Aladdin

New Amsterdam Theatre

214 W 42nd Street, NY

Metrô: Linhas 1, 2, 3, 7, S, N, Q, R, W, A, C, E para 42nd Street/ Times Square.

Chicago

Ambassador Theatre

219 W 49th Street, NY

Ônibus: M7, 50, 20, 27, 104.

Metrô: Linhas 1, C ou E para 50th Street à caminhe na direção sul até a 49th Street e depois em direção leste para o teatro.

Les misérables

Imperial Theatre

249 W 45th Street, NY

Ônibus: M42.

Metrô: Linhas 1, 2, 3, 7, S, N, Q, R, W, A, C, E para 42nd Street/ Times Square.


Dress code

Não há um dress code específico, mas como os musicais são em teatros, é mais adequado se vestir um pouco mais formal do que o normal. Ou seja, mulheres não exagerem nas pernas de fora e nos decotes e homens deixem a bermuda, a regata e o boné em casa 😉


Espero que tenha gostado do post e se convencido de que vale a pena assistir um (ou mais) musical(ais) em NY! Se já foi em algum musical que não está nesta lista, compartilha com a gente nos comentários 🙂

Why not Broadway?

Advogada por profissão, escritora por hobby e viajante por paixão.

6 COMENTÁRIOS

  • Quanta saudades dos musicais da Broadway!!!!
    Independentemente do musical, o espetáculo é garantido e o programa imperdível.
    Parabéns pelo post, me fez recordar e me deu vontade de quero mais!

    Responder
    • Muitas saudades mesmo!! Escrever esse post, escutando as músicas dos musicais que eu já fui, me deu uma vontade incontrolável de voltar à NY e me jogar na Broadway 🙂

      Responder
  • Simplesmente amei! Preciso assistir um musical quando for pra NY!

    Responder
    • Ebaa!! Que bom que curtiu 😉 O objetivo era justamente esse, te deixar com vontade de ir hehe

      Responder
  • O Fantásma da Ópera: check!
    “Só” me deu vontade de ir em todos os outros!! Ainda mais assim com tudo de mão beijada… ;D

    Responder
    • Já começou pelo melhor de todos!! Agora tem que aproveitar a temporada em NY para conferir os outros também 🙂 E não esquece de comentar aqui o que achou hein? Why Not Broadway?

      Responder

ESCREVA UM COMENTÁRIO