Novidades

Validade do Passaporte

Quais são os prazos exigidos aos brasileiros? 

Respondendo às perguntas recorrentes que tenho recebido sobre a validade do passaporte, fiz uma relação dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Começo com a preferência nacional, acabando de uma vez por todas com o mito dos seis meses:

Estados Unidos

Mapa dos Estados Unidos da América.

Via de regra, turistas que visitam os Estados Unidos precisam portar passaportes válidos por pelo menos seis meses além da data de saída do país. Ou seja, anteriormente ao planejamento da viagem é necessário verificar se na volta o passaporte ainda estará válido por mais 6 meses, pois se não estiver, o passaporte deverá ser revalidado, sob pena de inviabilização da permissão para viajar aos EUA. Contudo, a regra dos seis meses NÃO se aplica aos cidadãos dos países membros do “Six month club”. 

O que é o six month club? 

É um acordo entre os Estados Unidos e diversos países, segundo o qual quem fizer parte do mesmo estará isento da aplicação dos 6 meses “extras” de validade do passaporte.

A lista é extensa, mas adianto que o Brasil felizmente faz parte!! Sendo assim, eu garanto a vocês: nós brasileiros precisamos apenas de um passaporte válido até a data de retorno para podermos visitar os Estados Unidos como turistas.

Vocês poderão acessar a lista completa de países membros do “six month club” no site da U.S. Customs and Border Protection, a  Agência Fiscalizadora da Alfândega e da Proteção das Fronteiras Norteamericanas:https://www.cbp.gov/sites/default/files/assets/documents/2016-Jul/Six-Month%20Club%20Update%20_062016.pdf

Desde a última atualização, em 20/07/2016, a Arábia Saudita também faz parte.

União Europeia

 

passaporte

Nos Estados da União Europeia é imposto aos turistas passaporte com validade mínima de 3 meses depois do retorno. 

Várias pessoas já tiveram que cancelar suas viagens para estes países em cima da hora, pois desconheciam esta norma. Prestem atenção! Se o próximo destino faz parte da U.E. verifiquem se seus passaportes permanecerão válidos 3 meses após a sua volta.

*Na Nova Zelândia e no Panamá também!

Reino Unido e Irlanda

uk-flag

Bandeira Irlanda

Como para toda regra existe uma exceção, as duas nações acima fogem do requisito dos três meses. A estas duas adota-se a norma dos 6 meses. Lembre-se: sempre da data do regresso. Portanto, para ficar cristalino como água, para não enfrentarem problemas alfandegários organizem sua viagem com passaporte com validade “extra” de 6 meses da volta. 

*O mesmo vale para: México, Austrália, República Dominicana, Rússia, Índia, Canadá, Tailândia, China e Japão. 

África do Sul

Bandeira-Africa-do-Sul

A exigência sul-africana é bem inferior, de um mês além da saída do país.

Espero que tenha esclarecido suas dúvidas. Caso ainda haja, não hesitem em entrar em contato nos comentários abaixo!!

Advogada por profissão, escritora por hobby e viajante por paixão.

2 COMENTÁRIOS

  • Ola tenho uma viagem para Punta Cana em 06/10/2016 e meu passaporte vence em 15/03/2017 serei barrada, há necessidade dr renovar???

    Marcela

    Responder
    • Oi Marcela. Qual é a data do seu retorno de Punta Cana? Para a República Domicana devem ser contados seis meses além da data da volta. Se você voltar ainda em Outubro terá apenas 5 meses “extras”, sendo necessário renovar o passaporte antes. Entendeu? Qualquer dúvida estou à disposição! Beijos

      Responder

ESCREVA UM COMENTÁRIO